As melhores praias de Malta

Pode parecer estranho o que vamos dizer, mas Malta é claramente um destino cultural e não de praia. Bem sabemos que muita gente aproveita a sua localização no Mediterrâneo e o seu clima quente para fazer praia mas o que é certo é que a praia aqui deverá ser vista como complemento do destino e não o seu objectivo principal.

Os Malteses têm uma relação muito próxima com o mar. Muitos têm barcos, muitos viajam de ferry diariamente, e todos eles chamam praia a qualquer local com acesso ao mar. Somos por isso muitas vezes levados ao erro de achar que estas ilhas estão repletas de praias. Na verdade, basta que haja umas rochas com acesso ao mar formando uma espécie de piscina natural para que seja logo chamada de praia. Vimos isso em Sliema e St. Julians, em St. Pauls, na piscina de St. Jonhs, junto a La Valletta, e em tantos outros locais.

Golden Bay, Malta
Golden Bay

Mas durante estes dias, e ao longo da exploração que fizémos das 3 ilhas, houve 5 praias que julgamos fazer sentido destacar para que, quando visitarem estas ilhas, não as percam de vista.

Ramhla Bay, em Gozo

Na ilha de Gozo há inúmeras baías com acesso ao mar mas praia propriamente dita só nos atrevemos a chamar à “Ramhla Bay“. Esta é uma excelente praia! A areia é fina e de cor alaranjada, à qual chamam de areia vermelha. Não é uma praia muito grande e tem um bar/restaurante de apoio. Há também, pelo que percebemos, possibilidade de alugar uma espreguiçadeira e guarda-sol. O estacionamento é limitado, como em todas elas aliás, e fica completamente congestionado em época alta, principalmente ao fim-de-semana.

Ramhla Bay
Ramhla Bay

Esta praia vale bem uma visita e uns bons mergulhos neste mar de cores lindas, mas que em Junho, quando visitámos Malta, não é assim tão quente.

Lagoa Azul, em Comino

Em Comino há a famosa e inevitável “Blue Lagoon” (Lagoa Azul), considerada o paraíso deste arquipélago! Chegámos de barco vindos de Gozo e logo vimos que estávamos perante a confusão total com um mar de gente a querer usufruir de um local sobrelotado e que por isso deixa de ser tão paradisíaco assim!

A água é de uma clareza impressionante e mesmo com o fluxo de barcos a chegar e a partir a todo o momento e não se vê lixo absolutamente nenhum. Comino tem poucos metros de areia portanto as pessoas vão-se acumulando nas rochas, nas falésias e onde houver lugar. Há uma zona concessionada com aluguer de cadeiras e guarda-sóis mas para terem uma ideia não se tem mais que o espaço da própria cadeira.

É claramente o paraíso mas nem queremos imaginar este local em Julho e Agosto. Deverá ser completamente impossível estar aqui e conseguir descansar e relaxar um pouco. Vale, no entanto, uma visita pela vista que se tem para as outras ilhas e pela cor do mar, aquela cor do mar justifica e vale tudo…

Há também uma praia de areia no outro lado da ilha mas só percebemos que era possível lá ir sem ser a pé (percurso custa 8€/pessoa) quando estávamos para embarcar no regresso e já não tivemos oportunidade de a conhecer.

Paradise Bay, em Malta

Na zona norte da ilha é onde se situam as melhores praias. A primeira que vos queremos falar é Paradise Bay. Esta praia fica junto ao local ao porto de onde sai o ferry para Gozo. A praia é óptima! A baía natural é por si só muito bonita e as infraestruturas que tem ajudam a que a possamos nomear como a melhor praia de Malta. Aconselhamos vivamente!

Apenas tem como inconveniente ser a praia mais afastada de La Valletta o que poderá dificultar mais o acesso à mesma. Esta zona norte não tem muitos hotéis mas aqui existe um hotel com o mesmo nome a cerca de 800 metros, e verificámos que muitos dos frequentadores desta praia estão aqui alojados.

Golden Bay, em Malta

A Golden Bay é conhecida pelas suas areias douradas, e é, para nós, uma das praias mais bonitas de malta, com uma baía natural rodeada de dunas.

Por esse motivo é também uma das praias mais populares da ilha e portanto tende a ficar sobre-lotada principalmente aos fins de semana, no Verão. A rede de transportes públicos chega até aqui e essa será possivelmente a melhor opção para a conhecer, já que encontrar um lugar de estacionamento é um autêntico pesadelo. Conta com excelentes infraestruturas de apoio, com restaurante e bar e é também possível alugar guarda-sol e espreguiçadeira para quem quiser.

Existe também aqui um hotel de 5 estrelas, o Radisson Blu Resort & Spa, que pode ser uma boa opção para quem quer usufruir da praia sem grande agitação, já que o hotel possui uma zona reservada e exclusiva.

Ghajn Tuffieha, em Malta

Muito próxima da Golden Bay, mas não menos bonita, fica a praia Ghajn Tuffieha. De uma para a outra distam cerca de 5 Km de distância. É uma extensa praia de areia fina e dourada e mar azul turquesa, com um bar de praia e infraestruturas de apoio, mas com alguma dificuldade de acesso, já que possui uma enorme escadaria.

Por se situar numa baía natural rodeada de falésias proporciona uma vista absolutamente fantástica sobre a mesma.

Praia Ghajn Tuffieha Bay
Praia Ghajn Tuffieha

Imediatamente ao lado fica a Gnejna Bay que é claramente, de todas, a menos cuidada e também mais ventosa, apesar de ter um bom areal. Não tem bar de praia nem qualquer infraestrutura de apoio, contando apenas com umas roulottes a vender alguns snacks e nada mais.

Como tínhamos já dito Malta não é claramente um destino de praia mas estas 5 opções (sem contar com a Gnejna Bay) podem fazer sentido para quem fizer desta actividade o principal objetivo da sua viagem ou quiser aproveitar para uns dias de relax.


Viagem realizada em Junho 2019

Este post pode conter links de afiliados

One Comment Add yours

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.