Suzhou, a “Veneza” da China

Suzhou, é daquelas cidades pela qual é difícil não nos apaixonarmos. Conhecida pelos seus jardins clássicos, pelos inúmeros canais e pontes de pedra, tem sido frequentemente apelidada de “Veneza do Oriente”. Com mais de 2500 anos de história e apesar do desenvolvimento tecnológico da China, é uma cidade que mantém ainda as suas tradições e autenticidade.

Situada a apenas 150 km de Xangai, é perfeita, e facilmente alcançável, para uma visita de um dia, até porque, com o comboio de alta velocidade, demoramos apenas 30 minutos até lá. No nosso caso, aproveitando que iriamos seguir viagem de comboio, de Xangai para Hangzhou, decidimos fazer um desvio e aproveitar para a conhecer. Deixámos a bagagem na estação e fomos explorar os seus encantos.

Desde cedo, e graças à construção do Grand Canal (Património Mundial da UNESCO desde 2014) no século VI e à sua localização estratégica, que a cidade se tornou próspera, atraindo mercadores aristocratas, intelectuais e artistas que se foram estabelecendo e erguendo as suas habitações e seus jardins. Chegaram a ser mais de 100 jardins e restam hoje apenas 69 protegidos com património nacional e que são a grande atracção da cidade.

Dos oito jardins de Suzhou declarados Património Mundial pela UNESCO, o Humble Administrator’s Garden, é talvez o mais representativo desta arte e foi por isso que o escolhemos para iniciar a nossa visita. O jardim é enorme (cerca de 5 hectares) e são necessárias algumas horas para o explorar devidamente. Como fomos no Inverno e durante a manhã, beneficiámos por não haver muita gente e assim pudemos desfrutar da melhor forma, deste espaço maravilhoso.

Construído em 1509, durante a Dinastia Ming, por um alto funcionário aposentado, o jardim consiste em vários cenários constituídos por inúmeros pavilhões e pontes num labirinto entre lagos e ilhas. Entre cada aposento uma porta circular abre um novo mundo de paz, tranquilidade e beleza. Deambular pelas suas paisagens e apreciar cada detalhe do local faz-nos perder no tempo, mas vale cada segundo.

Depois do jardim, seguimos pelas ruas de Suzhou até à Pingjiang Road com as suas casas tradicionais, canais e pequenas lojas de artesanato local. Esta foi uma das principais ruas da antiga Suzhou, que remonta à época da dinastia Song, pelo que percorrê-la é quase como um regresso ao passado e à vida diária dos seus habitantes de outros tempos. Com o turismo, muitas das casas foram transformadas em bares, restaurantes e lojas mas mesmo assim preserva muitas tradições. Há quem faça um passeio de barco pelos canais mas nós preferimos passear a pé e descobrir a cidade desta forma.

Pelo caminho fomos encontrando várias lojas expondo as artes locais e lembrando da importância que as mesmas tiveram no passado, principalmente a produção a seda. Desde os tempos imperiais até aos dias de hoje que a qualidade da seda produzida na região sempre se destacou e lhe deu fama, existindo até um Museu da Seda em Suzhou. Por isso, lojas com os mais variados artigos produzidos em seda, é algo que não falta por aqui.

Além da seda, outra arte muito importante na região, são os bordados tradicionais chineses, que parecem autênticas pinturas. Em alguns casos é até difícil de acreditar que se trata mesmo de um bordado feito com linhas, tal é a perfeição e o detalhe.

Encontrámos também, muita exploração de pérolas. Há lojas com aquários de moluscos enormes que produzem as pérolas. Conseguimos aqui observar o processo de extracção, limpeza e comercialização destas joias. As pérolas são pequenas mas têm grande beleza e um preço nada elevado.

E é nestas andanças que acontecem por vezes as coisas que mais nos marcam em viagem. Numa das lojinhas em que entrámos, o proprietário que nada falava de inglês, era muito simpático e um curioso por nos ver ali, afinal eramos os únicos ocidentais. Queria saber tudo sobre como era a vida e as coisas no nosso país. Escusado será dizer que, muita mimica e o translator no telemóvel lá fizeram com que nos entendêssemos. Durante a conversa, pediu-nos para ver como era o nosso dinheiro, e nós mostrámos uma moeda e uma nota. Achámos tanta piada à curiosidade dele, que quisemos oferecer-lhe a nota, mas como na China oferecer dinheiro ou dar uma gorjeta é uma espécie de ofensa, não aceitou de todo. Lembrou-se então de oferecer ele uns brincos de pérolas em troca da nota, considerando assim que estraríamos a pagar por um dos seus produtos. E foi assim que trouxemos uns brincos de pérolas por 11€, e claro, aqui a menina Ana agradeceu muito 🙂

Para terminar, e antes de regressar à estação para seguir para Hangzhou, ainda fomos até Tiger Hill. Diz-se que “terá remorsos toda a vida se tiver estado em Suzhou e não tiver visitado a colina do tigre”, por isso, como não queremos ter remorsos, cumprimos o provérbio e fomos ver se era mesmo assim. E era…

Tiger Hill é uma colina de grande beleza natural e cheia de locais de grande significado histórico e religioso. Reza a lenda que, em 496 AC, He Lu, rei do estado Wu, foi aqui enterrado e que três dias depois, um tigre branco apareceu no local para o proteger, sendo essa a origem do seu nome. Existe também uma fenda numa rocha que se diz ser o local onde esse mesmo rei testava as suas espadas e que as mesmas foram ali enterradas (na Sword Pool) como objectos funerários. No topo da colina situa-se o Yunyan Pagoda, local de orações em tempos idos, também conhecido por ser a segunda torre inclinada do mundo. Foi construído há mais de 1000 anos, e estava encerrado por motivos de segurança devido à sua degradação e instabilidade, mas isso não impediu de apreciarmos a sua arquitectura a partir do exterior, assim como os belos jardins que o rodeiam.

É fácil perdermo-nos na beleza e encantos desta cidade, mas aproximava-se a hora do nosso comboio e por isso preparámo-nos para nos despedir de mais uma bela surpresa por terras da China.

Quando chegámos à estação, tivemos alguma dificuldade em encontrar o local onde tínhamos deixado a nossa bagagem. As estações de comboio na China são todas enormes e a porta por onde saímos não foi a mesma por onde entrámos.

Foi então que tivemos mais um daqueles momentos que dão histórias para contar: Pedimos ajuda a uma segurança, que nos mandou para o centro de informações da estação, o não era de todo o que pretendíamos. Depois de alguma procura lá demos com o sítio e no regresso encontrámos novamente a mesma segurança, que andava à nossa procura pela estação (também não seria difícil de nos encontrar, mais uma vez eramos os únicos ocidentais por ali). Vinha com o telemóvel no ar, e dirigiu-se a nós muito aflita. Queria mostrar-nos uma mensagem que tinha escrito, traduzida para inglês, e que dizia o seguinte: “Peço imensa desculpa por ter-vos dado informação errada, não percebi o que pretendiam. Façam uma boa viagem e espero que gostem do nosso país.”

E são estas coisas que vão ficando nas nossas memórias e que nos enchem o coração. Até à próxima!

Nota: Viagem realizada em Dezembro de 2017

10 Comments Add yours

1. katewanderinglife diz:

Nunca tinha ouvido falar desta cidade… A China é um país tão grande que seria preciso um eternidade para conhecer tudo! Gostei muito dos jardins e da arquitetura das casas. Dá vontade de ir visitar mesmo!

2. Ana diz:

Não conhecia Suzhou (nunca tinha ouvido falar) e sem dúvida um lugar pitoresco. Essa história final, com a segurança da estação, é mesmo aquele tipo de momentos que nos ficam para sempre na memória!

3. Edson Jr diz:

Mas que interessante, nunca tinha ouvido falar desta cidade. E que legal essa similaridade com a cidade italiana, porém com várias arquiteturas chinesas. adorei.

Gostar

4. Amei seu post! E nossa… que lugar mais lindo! Já era louca para conhecer a China sem saber da existência de Suzhou… Agora então! Muito obrigada pela dica. 🙂 🙂 🙂

5. Quero conhecer a China, deve ser o lugar mais doido do mundo! huahuah Adorei essa cidade, que nem fazia ideia que existia, muito legal você trazer isso aqui! Parabéns!

6. Uau…era “esta” China que eu gostaria de visitar um dia também. Vamos lá ver quando se proporciona…esses jardins são belíssimos!

Gostar

7. Que lindo! Acho que o dia que visitar a China vou querer lá passar semanas e semanas. Principalmente nestas cidades. O Humble Administrator’s Garden deve ser um espaço incrível.

Liked by 1 person

1. A China foi uma boa surpresa para nós, tanto que dissemos logo que tínhamos de voltar. E esses jardins são belíssimos!

Gostar

8. Que cidade pitoresca! E tal como Veneza deve ser fácil se apaixonar por ela! As suas fotos fazem com que agente queira colocar esta cidade no nosso roteiro!

Liked by 1 person

1. É verdade, e vale muito a pena ir lá.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )